30 julho 2019

Viagem: Tirando o passaporte

Reprodução: arquivo pessoal

Oi gente! Esse post é uma utilidade pública para aqueles que estão com os planos de tirar passaporte e encontram-se perdidos. Assim como eu encontrei em vários blogs dicas sobre um dos maiores passos para viajar, quero compartilhar aqui também como foi a experiência deu ter tirado o passaporte. Programei nesse post um especial passo a passo para tirar o passaporte.

Nesse link, você encontra corretamente todas as informações sobre os documentos necessários e também, os de menores de idade e outras situações que você possa acabar tendo alguma dúvida.

No site da Polícia Federal, nesse link, você encontra também cada link para redirecioná-lo sobre os passo a passo que mencionarei aqui. Ok? Caso tenha dúvida, só entrar no site da PF que as informações estarão bem completas. Vamos lá:

1- Confira todos os documentos necessários, entre os principais: RG, CPF, comprovante da última eleição e estar em regularidade com o serviço militar (se homem). Os documentos são importantes, por isso, é aconselhável que esse tipo de informação você obtenha do próprio site da Polícia Federal

2- Preencher o formulário online de emissão do passaporte. Depois de conferir todos os documentos certinho, você entra nesse link para preencher corretamente todas as suas informações. Entre elas, data de nascimento, nome de pai e mãe, sexo, e qual a situação do passaporte, se é a primeira vez, se é renovação, etc. É nesse passo que mais precisará dos documentos, porque a partir daqui que será salvo seus dados para gerar o protocolo.

3- Após preencher todos os campos e confirmar, será emitido o GRU - Guia de Recolhimento da União. Uma taxa para poder dar continuidade na retirada do seu passaporte. O valor costuma ser de R$ 257,25 (de acordo com o site da PF). O pagamento pode ser feito em qualquer banco ou agência lotérica. É importante pagar o GRU respeitando sua data de vencimento para que tudo se encaminhe corretamente.

4- Após o pagamento, a compensação levará em torno de 1 a 3 dias úteis. Assim que confirmado, agende seu atendimento presencial em um dos postos de emissão que serão apresentados no final do agendamento. Para mais informações sobre essa etapa, clique aqui.

5- Compareça ao posto de atendimento no dia agendado com pelo menos 15 minutos de antecedência. Leve todos os documentos originais que você separou (apesar de não terem pedido, pois os dados já haviam sido encaminhados através do formulário, é sempre bom pecar pelo excesso, certo?). De acordo com a PF, neste dia serão conferidos os dados preenchidos no formulário, coletadas as impressões digitais e obrigatoriamente, uma fotografia facial.

6- Após todo esse processo, o passaporte leva em torno de seis dias úteis (de acordo com o site da PF) para ficar pronto. É possível consultar o andamento da situação nesse link. Assim que estiver pronto, compareça ao posto de atendimento para retirar seu passaporte. Leve um documento original, pois o passaporte será entregue somente ao titular. Após preencher seu nome no passaporte, você sai com eles em mão e prontos para viajar!

Esse é todo o processo para emitir o passaporte. Se você é maior de 18 anos, o passaporte tem validade de 10 anos.

E aí, alguém ainda não tem o passaporte? Pretende tirá-lo? Espero ter ajudado! Beijos!

2 comentários:

  1. mt bacana vc colocar esse passo a passo por aqui, tirar o passaporte é o primeiro passo pra planejar nossas viagens pra fora

    www.tofucolorido.com.br
    www.faceboo.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Dá um medinho de não conseguir tirar o passaporte. Quero providenciar o meu também, mas primeiro vou esperar poder pagar uma viagem para fora, porque vou ficar olhando para ele sem nem um carimbo kkk.
    Muito bacana sua iniciativa de ajudar quem nem sabe por onde começar a procurar.


    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar! Deixa teu link que eu vou visitar você. Beijinhos 😘