06 agosto 2018

BEDA #6: Primeiro semestre de jornalismo foi!


Oi gente! Eu nem acredito que esse blog que acompanhou meus estudos para o vestibular é o mesmo que venho falar que meu primeiro semestre de jornalismo foi! São ao todo, oito semestres e se eu pensar assim, falta sete e meu Deus, vai passar muito rápido. Daqui a pouco estou compartilhando sobre TCC com vocês, socorro!

Como foi?
O primeiro dia foi terrível. Eu estava um saco de nervosismo e ansiedade e minha nossa, eu nem consegui dormir direito. Nunca fui muito extrovertida sabe? Então me senti um peixinho fora d'água quando conheci meus veteranos. Mas eles foram super legais. Acabei subindo numa mesa e tive que falar meu nome, idade, série favorita e etc. 
Sabe essa foto maneira aí? Era meu sonho de consumo tirar uma foto com a famosa tvzinha de jornal na cabeça. Venci ao primeiro dia, e logo os demais vieram, cada dia era um aprendizado diferente e ao todo o primeiro semestre foi meio louco misturado com ansiedade. Vieram as provas e trabalhos, e hoje eu tenho dois presentinhos que a universidade me proporcionou, minhas duas amigas.


O que eu aprendi?
Tive 9 matérias, entre elas, Teoria política e mídia, Legislação e ética, Português, Realidade Socioeconômica, Fotojornalismo, Jornalismo impresso, Filosofia, Introdução a pesquisa científica e Sociologia. Quatro delas são anuais, ou seja, no segundo semestre ainda terei. A que estou mais odiando das que continuarão é filosofia, odeio e o professor não colabora muito.

Mas em relação as outras matérias, aprendi muito mais sobre política (sou leiga no assunto, e sinceramente, para falar sobre, precisamos saber certo?). Li um livro de um jornalista muito legal que fez parte da época da Vargas e foi um conhecimento a mais sobre essa parte da história do Brasil. Aprendi o que é pauta, a discutir os valores éticos do jornalismo, como eram os jornais no início do nosso país e muito mais sobre fotografia, assunto que já apareceu algumas vezes por aqui.

O que vem nesse segundo semestre?
Esse segundo semestre vai entrar matérias novas no lugar das outras cinco que saíram e estou confiante que serão legais, porém, mais difíceis que as do primeiro semestre. Vou aprender sobre radiojornalismo, estudos da comunicação, telejornalismo, prática de jornalismo impresso e técnicas de reportagem, sem contar que vai continuar fotojornalismo.

Estou ansiosa pela volta do semestre, e aquela menina ansiosa do primeiro dia de faculdade está preparada para encarar a parte dois do curso e para novos trabalhos e provas que com certeza me deixarão louca.

E aí, é uma felicidade conquistar algo né? Beijos, até amanhã!

10 comentários:

  1. felicidade mesmo. Saudades de sentir isso na vida!
    bj www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  2. Me formei em Jornalismo no final de 2017. Comecei minha graduação em uma faculdade de Minas Gerais e terminei em outra na Paraíba, então experimentei um pouco de como a grade muda de um estado/faculdade pra outra, por exemplo, só tive teoria política no 3º período, metodologia científica no 2º, fotojornalismo no 4º!! Português tive por 3 anos!!
    É um curso que você vai ler e escrever muito até o final. Ah, e se tu sobreviver até o terceiro período, pode ter certeza que vai sobreviver ao resto, rs. Boa sorte nessa nova jornada, aproveita bastante que ela passa muito rápido!

    Beijo enorme! ❤
    Quase Aurora

    ResponderExcluir
  3. Que bacana fazer Jornalismo gostei muito de saber como está indo nesse curso.
    Beijos
    www.janamakesesmaltesecia.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luana!

    Isso aí! Gostei da sua motivação! Sucesso na segunda etapa...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  5. Imagino a ansiedade que teve! Mas que bom que deu tudo certo e conseguiu "vencer" um semestre! ^^
    Que venha o outro!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Que amor de post, deu para ver o quanto você está grata por ter conseguido. Sei que logo veremos as fotos da sua formatura aqui e comemoraremos contigo! Esteja sempre focada nessa caminhada! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Que legal, o importante é que você está gostando, cada semestre será um novo aprendizado. Depois que fiz a faculdade saí outra pessoa, com a mente mais aberta a possibilidades
    Charme-se

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Filosofia é maravilhosa! Só precisa do professor certo. Digo isso porque quando tive em Publicidade não gostei tanto, mas agora em Relações Internacionais acabei me apaixonando por algumas partes da matéria, Santo Agostinho e Filosofia Moral agora são meus xodós.

    Eu fiz dois anos de Comunicação com Publicidade, algumas das matérias que você tem/terá já cursei, então se precisar de alguém para desabafar ou ajudar ou surtar, pode me chamar, sério.

    E estou orgulhosa demais de ti! Jornalismo era meu sonho, mas não tem o curso em nenhuma federal no meu estado e mudar para tão longe ainda não rola.

    É sua primeira faculdade, né? Aproveita bastante,faz amizade, vai nas festas, se inscreve em tudo que for extra que tiver vontade e tenha muito orgulho de si.

    Abraços
    Nanda
    Not to Disappear

    Ps: exclui o comentário anterior porque esse chato do google enviou no meio do que eu escrevia, humft!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar! Deixa teu link que eu vou visitar você. Beijinhos 😘